Deficiência Visual no Contexto da Educação Inclusiva, para Além das Limitações...As Potencialidades

Deficiência Visual no Contexto da Educação Inclusiva, para Além das Limitações...As Potencialidades

Aida Guerreiro de Oliveira - Editora Appris

sinopse

Esta obra pretende despertar o reconhecimento da importância do avanço da Educação Inclusiva, especialmente em relação aos deficientes visuais, por parte dos professores, orientadores, direção, autoridades e de toda a comunidade escolar. A Educação Inclusiva que vem sendo experimentada pelo corpo docente e pelos alunos do ensino fundamental requer reflexões que avaliem seu percurso, desde sua implementação até o momento atual. Na tentativa de provocar essas reflexões nos professores, surgiu a proposta de iniciar uma pesquisa que investigasse as questões do ensino regular inclusivo do segundo segmento do ensino fundamental e do Atendimento Educacional Especializado, examinando a atuação do professor com seu aluno com deficiência visual. Nosso objetivo é provocar transformações no processo inclusivo, de modo que os alunos com deficiência visual tenham seu aprendizado em igualdade de condições com seus colegas de turma que não apresentam nenhuma deficiência. Este livro examina aspectos educacionais, buscando compreender a essência do processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual dos anos finais do ensino fundamental que frequentam o ensino regular em escolas situadas em área considerada periférica. Nesse sentido, torna-se indispensável identificar as dificuldades e inquietações que geralmente costumam ocorrer por parte do corpo docente, em referência ao acompanhamento e aproveitamento de seus alunos com deficiência visual. Portanto procuramos explanar a fala dos professores para analisarmos as dificuldades encontradas. O período observatório inicia-se a partir de 2009, um ano após a proposta de mudanças na educação especial para a perspectiva da Educação Inclusiva. Decorridos 10 anos da tentativa de efetivação dessa política, evidenciamos a necessidade de uma avaliação inicial dos avanços e desafios experimentados nesse primeiro decênio, especificamente, tendo como referência o ensino regular de educandos com deficiência visual. Os resultados obtidos demonstraram o reconhecimento da maioria dos professores entrevistados em relação à necessidade de aprimorar seus saberes referentes ao ensino de pessoas com deficiência. Ao final, concluímos que os professores demonstram interesse em participar de formação continuada, em se articular com os profissionais de apoio e com os professores do Atendimento Educacional Especializado, visando atingir a participação efetiva dos alunos com deficiência nas atividades da sala de aula.

121 páginas

Acessar agora

Leia também em Pedagogia

Nada é por acaso

Nada é por acaso

Zibia Gasparetto

Michaelis Gramática Fácil – Para Falar E Escrever Bem

Michaelis Gramática Fácil – Para Falar E Escrever Bem

Clóvis Osvaldo Gregorim

Michaelis Dicionário De Erros Comuns Do Inglês Para Falantes De Português – Corrija Seus Erros Antes Que Se Tornem Hábitos!

Michaelis Dicionário De Erros Comuns Do Inglês Para Falantes De Português – Corrija Seus Erros Antes Que Se Tornem Hábitos!

Mark G. Nash, Willians R. Ferreira

Adolescente Cristal

Adolescente Cristal

Ingrid Cañete

Literatura Infantil

Literatura Infantil

José Nicolau Gregorin Filho

Michaelis Dicionário De Phrasal Verbs Inglês-Português – Mais De 1.800 Phrasal Verbs!

Michaelis Dicionário De Phrasal Verbs Inglês-Português – Mais De 1.800 Phrasal Verbs!

Clóvis Osvaldo Gregorim, Mark G. Nash

Michaelis Português Fácil – Tira-Dúvidas De Redação

Michaelis Português Fácil – Tira-Dúvidas De Redação

Douglas Tufano

Michaelis Dicionário De Gírias Inglês-Português – Mais De 2.000 Gírias Americanas, Inglesas, Australianas, Canadenses!

Michaelis Dicionário De Gírias Inglês-Português – Mais De 2.000 Gírias Americanas, Inglesas, Australianas, Canadenses!

Mark G. Nash, Willians Ramos Ferreira

Desenho Na Educação Infantil

Desenho Na Educação Infantil

Rosa Iavelberg

Pensamento Científico – A Natureza Da Ciência No Ensino Fundamental

Pensamento Científico – A Natureza Da Ciência No Ensino Fundamental

Nélio Bizzo

A Escravidão No Brasil

A Escravidão No Brasil

Joel Rufino dos Santos

Texto E Gramática – Uma Visão Integrada E Funcional Para A Leitura E A Escrita

Texto E Gramática – Uma Visão Integrada E Funcional Para A Leitura E A Escrita

Antônio Suárez Abreu

Michaelis Guia Prático Da Nova Ortografia

Michaelis Guia Prático Da Nova Ortografia

Douglas Tufano

Formação De Professores De Educação Física: Diálogos E Saberes

Formação De Professores De Educação Física: Diálogos E Saberes

Aloisio J. J. Monteiro, Amparo Villa Cupolillo (Org.)

Histórias De Adoção: Os Pais

Histórias De Adoção: Os Pais

Solange Diuana,Ana Amélia Macedo

Uma Janela Para Os Pais

Uma Janela Para Os Pais

Ingrid Cañete

Cartografia

Cartografia

Fernanda Padovesi Fonseca, Jaime Oliva

Ortografia

Ortografia

Maria José Nóbrega

Educação: Diálogos Do Cotidiano

Educação: Diálogos Do Cotidiano

Andrea Beremblum, Lia Maria Teixeira De Oliveira (Org.)

Adultos Índigo

Adultos Índigo

Ingrid Cañete