Um Retrato da Inclusão nas Aulas de Educação Física por Meio de Dissertações e Teses Produzidas no Brasil

Um Retrato da Inclusão nas Aulas de Educação Física por Meio de Dissertações e Teses Produzidas no Brasil

Sandra Regina Garijo de Oliveira - Editora Appris

sinopse

No cotidiano escolar, parece que poucos foram os avanços rumo à educação inclusiva. As justificativas e os motivos para não ter a legislação atendida são muitos: falta de apoio e suporte do Estado, professores que não se sentem capacitados para tal, ausência de materiais ou recursos pedagógicos adaptados, falta de especialistas, barreiras físico-arquitetônicas que não favorecem o acesso a todos os ambientes e barreiras atitudinais na forma de preconceitos, discriminação e estereótipos em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento do aluno com deficiência. Entende-se que as justificativas e os motivos apontados sejam de fato dificultadores do processo de inclusão, mas não impeditivos. Na Educação Física escolar, não se faz diferente. Alunos heterogêneos em um sistema que busca a homogeneidade, um processo histórico de desenvolvimento desse conteúdo curricular que reforçou (por crença na igualdade), e muitas vezes ainda reforça, as diferenças individuais não como identidades ou singularidades, mas como motivos para exclusão; favorecimento dos mais habilidosos, ênfase em atividades competitivas e consequente reforço do desinteresse daqueles que não têm as habilidades esperadas ou prescritas. Além disso, a nosso ver, não há na escola nenhuma outra disciplina em que o indivíduo esteja tão exposto, tão "a olho nu". Nessa exposição estão contempladas as facilidades/dificuldades motoras nas diversas possibilidades de se movimentar, as alegrias/frustrações de se conseguir ou não fazer determinada atividade e as alterações motoras e/ou sensoriais de uma eventual deficiência. A partir do referencial teórico utilizado, especialmente das contribuições de Vigotski acerca do desenvolvimento e de suas formulações sobre o que se denominava, na época, defectologia, compreende-se que as crianças (com ou sem deficiência) devem estar na escola regular e ter garantido o seu direito de desenvolvimento e aprendizagem, num processo de educação inclusiva. O livro Um retrato da inclusão nas aulas de Educação Física por meio de dissertações e teses produzidas no Brasil espera contribuir para que se enxergue o quadro da inclusão nas aulas de Educação Física de forma mais nítida e, a partir dessa imagem, pense-se em estratégias para minimizar a exclusão tão presente nas aulas, visto que, enquanto vivermos em uma sociedade organizada em classes, a inclusão plena não será possível.

245 páginas

Acessar agora

Leia também em Pedagogia

Nada é por acaso

Nada é por acaso

Zibia Gasparetto

Michaelis Gramática Fácil – Para Falar E Escrever Bem

Michaelis Gramática Fácil – Para Falar E Escrever Bem

Clóvis Osvaldo Gregorim

Michaelis Dicionário De Erros Comuns Do Inglês Para Falantes De Português – Corrija Seus Erros Antes Que Se Tornem Hábitos!

Michaelis Dicionário De Erros Comuns Do Inglês Para Falantes De Português – Corrija Seus Erros Antes Que Se Tornem Hábitos!

Mark G. Nash, Willians R. Ferreira

Adolescente Cristal

Adolescente Cristal

Ingrid Cañete

Literatura Infantil

Literatura Infantil

José Nicolau Gregorin Filho

Michaelis Dicionário De Phrasal Verbs Inglês-Português – Mais De 1.800 Phrasal Verbs!

Michaelis Dicionário De Phrasal Verbs Inglês-Português – Mais De 1.800 Phrasal Verbs!

Clóvis Osvaldo Gregorim, Mark G. Nash

Michaelis Português Fácil – Tira-Dúvidas De Redação

Michaelis Português Fácil – Tira-Dúvidas De Redação

Douglas Tufano

Michaelis Dicionário De Gírias Inglês-Português – Mais De 2.000 Gírias Americanas, Inglesas, Australianas, Canadenses!

Michaelis Dicionário De Gírias Inglês-Português – Mais De 2.000 Gírias Americanas, Inglesas, Australianas, Canadenses!

Mark G. Nash, Willians Ramos Ferreira

Desenho Na Educação Infantil

Desenho Na Educação Infantil

Rosa Iavelberg

Pensamento Científico – A Natureza Da Ciência No Ensino Fundamental

Pensamento Científico – A Natureza Da Ciência No Ensino Fundamental

Nélio Bizzo

A Escravidão No Brasil

A Escravidão No Brasil

Joel Rufino dos Santos

Texto E Gramática – Uma Visão Integrada E Funcional Para A Leitura E A Escrita

Texto E Gramática – Uma Visão Integrada E Funcional Para A Leitura E A Escrita

Antônio Suárez Abreu

Michaelis Guia Prático Da Nova Ortografia

Michaelis Guia Prático Da Nova Ortografia

Douglas Tufano

Formação De Professores De Educação Física: Diálogos E Saberes

Formação De Professores De Educação Física: Diálogos E Saberes

Aloisio J. J. Monteiro, Amparo Villa Cupolillo (Org.)

Histórias De Adoção: Os Pais

Histórias De Adoção: Os Pais

Solange Diuana,Ana Amélia Macedo

Uma Janela Para Os Pais

Uma Janela Para Os Pais

Ingrid Cañete

Cartografia

Cartografia

Fernanda Padovesi Fonseca, Jaime Oliva

Ortografia

Ortografia

Maria José Nóbrega

Educação: Diálogos Do Cotidiano

Educação: Diálogos Do Cotidiano

Andrea Beremblum, Lia Maria Teixeira De Oliveira (Org.)

Adultos Índigo

Adultos Índigo

Ingrid Cañete