O Aya Books é a sua biblioteca digital completa, reunindo e-books, mini-books e audiobooks de sucesso em formato digital. Você pode ler e ouvir seus conteúdos favoritos diretamente no app, disponível para Android, iOS e tablets. Após o download, você pode acessar seus livros e áudios mesmo sem conexão com a internet, a qualquer hora e em qualquer lugar!
O Aya Books é compatível com quais dispositivos?
O Aya Books é compatível com dispositivos Android 6.0 ou superior e iOS 13 ou posterior. É totalmente compatível com iPhone, iPad e iPod touch.
O que preciso para acessar o Aya Books?
Para acessar o Aya Books, você precisa ter acesso à internet para o download inicial e sincronização, uma conta com cadastro ativo, e ter o aplicativo instalado em seu celular ou tablet. O app está disponível gratuitamente nas lojas Google Play Store e Apple App Store.
Criando e Gerenciando Sua Conta
Como criar uma conta no Aya Books?
Para criar sua conta, siga estes passos:
* Baixe o aplicativo Aya Books na Google Play Store ou Apple App Store.
* Abra o aplicativo e clique na opção “Criar Conta”.
* Preencha com o seu telefone e CPF/CNPJ (um dos dois é obrigatório).
* Você receberá um código PIN por SMS para validação da posse do telefone. Insira-o para continuar.
* Em seguida, preencha seu nome, e-mail e cadastre uma senha. Seu e-mail e senha serão suas credenciais de login.
Você também pode iniciar seu cadastro através da web, acessando “Cadastrar Grátis” no site www.ayabooks.com.br. Lembre-se que, para acessar seus conteúdos, é necessário baixar o app e concluir o cadastro.
Não recebi o SMS com o código PIN, o que faço?
Fatores como bloqueio no dispositivo, no “Não me perturbe”, no PROCON ou na operadora podem interferir. Verifique:
* Android: No app de SMS, acesse “Configurações de Mensagem” (em alguns aparelhos há 3 pontinhos no canto superior direito) > Selecione a opção “Marcadas como Spam e Bloqueadas” e verifique as mensagens e números bloqueados. Desbloqueie remetentes com códigos entre 29000 e 29999.
* iOS: Acesse Ajustes > Mensagens > SMS/MMS > Contatos Bloqueados e desbloqueie qualquer número de SMS que tenha bloqueado.
Se o problema persistir após essas verificações, entre em contato com os órgãos mencionados (Não me perturbe e PROCON) para solicitar o desbloqueio.
Esqueci minha senha ou quero trocar a senha.
* Para redefinir sua senha (se esqueceu):** Na tela de Login, clique em “Esqueci minha senha”, preencha seu e-mail cadastrado e siga as instruções enviadas para seu e-mail (verifique também a caixa de spam). O fluxo permitirá validar sua posse via e-mail ou telefone.
* Para trocar sua senha (se lembra da atual):** Faça login no aplicativo, acesse “Conta” > “Editar Meus Dados”, digite sua senha atual e sua nova senha, confirme e clique em Salvar. Esta alteração também exigirá a confirmação de posse via e-mail ou telefone.
Posso alterar meu e-mail ou telefone cadastrado?
Para sua segurança e devido ao processo de validação de posse, o e-mail e o telefone principal associados à sua conta não podem ser alterados diretamente na seção “Editar Meus Dados”. Para alterar seu e-mail, utilize o fluxo “Esqueci Meu E-mail” na tela de login. Caso deseje remover ou alterar o telefone principal da sua conta, a única forma é realizar a exclusão completa da sua conta e, se desejar, criar uma nova.
Como excluir minha conta?
Para excluir sua conta de forma permanente, siga os passos abaixo:
* Acesse a área logada do aplicativo Aya Books.
* Toque em “Conta” (no menu inferior de navegação).
* Toque em “Excluir Conta” na seção “App”.
* Leia atentamente o texto com as instruções e as implicações da exclusão da conta (como a perda de históricos e o cancelamento de assinaturas).
* Deslize a tela até o final e toque em “Continuar”.
* Confirme a exclusão da conta clicando em “Excluir Conta”.
A exclusão da conta é permanente e não pode ser desfeita.
Posso compartilhar minha senha com amigos e familiares?
Não recomendamos compartilhar sua senha com amigos e familiares. Compartilhar suas credenciais pode comprometer seriamente sua segurança e a qualidade da sua experiência no Aya Books. Isso pode resultar em:
* Perda de Controle sobre a Conta: Outras pessoas podem alterar configurações, histórico de leitura e até fazer uso indevido de serviços pagos.
* Riscos de Segurança: Dados sensíveis (como informações de pagamento e hábitos de leitura) ficam vulneráveis.
* Impacto na Experiência Personalizada: Nossos algoritmos de recomendação podem ser prejudicados, pois o comportamento de múltiplos usuários será misturado, diminuindo a relevância das sugestões de leitura para você.
Proteger sua senha é essencial para garantir uma experiência segura e personalizada no Aya Books.
Assinaturas e Acesso ao Conteúdo
Quais são os planos de assinatura do Aya Books e seus valores?
Oferecemos dois modelos principais de assinatura para atender às suas necessidades:
* Best-Sellers:
* Benefícios: Mensalmente, você recebe 1 e-book, 1 audiobook e diversos mini-books exclusivos e selecionados por nossa curadoria. O conteúdo que você recebe é seu para sempre (modelo de posse), mesmo que cancele a assinatura. Para e-books e audiobooks, você tem a opção de trocar o conteúdo mensal se desejar.
* Valor: R$ 59,90 por mês para clientes das lojas Google Play ou Apple App Store. A assinatura é renovada automaticamente.
* Biblioteca:
* Benefícios: Com a assinatura mensal da Biblioteca, você tem acesso ilimitado e imediato a um catálogo completo de conteúdos (e-books, mini-books e audiobooks) no formato de streaming.
* Valor: R$ 9,90 por mês para clientes das lojas Google Play ou Apple App Store. A assinatura é renovada automaticamente.
Importante: As assinaturas são individuais. Para empresas parceiras (como operadoras de telecomunicações), verifique se sua operadora móvel já permite tal contratação.
Como faço para acessar os e-books, mini-books e audiobooks?
Seus conteúdos recebidos pelos planos ou adicionados à sua Estante (no modelo de Posse ou da Biblioteca) estarão disponíveis na área “Meus Livros” ou “Biblioteca” dentro do aplicativo. Basta instalar o Aya Books em seu celular ou tablet (disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store) e fazer login.
Como faço para adquirir livros por meio do aplicativo Aya Books?
Para adquirir livros e audiobooks, você precisa efetuar a assinatura de um de nossos planos (Best-sellers ou Biblioteca) diretamente através das lojas de aplicativos (Android e iOS). Alternativamente, você pode ter acesso ao Aya Books como um benefício através de uma de nossas empresas parceiras.
Assinei, mas não consigo acessar. O que devo fazer?
Primeiro, certifique-se de que sua assinatura está ativa. Se o problema persistir, entre em contato com nossa equipe de assistência e suporte técnico pelo nosso chat https://aya.app.br/ayabooks/chat ou e-mail [email protected].
Tenho um benefício com um parceiro do Aya Books, como funciona?
Ao se cadastrar no Aya Books utilizando seu CPF/CNPJ e número de celular, podemos identificar automaticamente se você é cliente de um de nossos parceiros e, assim, conceder acesso ao nosso catálogo completo ou a um catálogo específico, como um benefício exclusivo. Caso você não tenha um benefício ativo, não se preocupe: você sempre poderá aproveitar nossa lista de conteúdos gratuitos!
Uso do Aplicativo e Funcionalidades
Posso trocar o livro/audiolivro do mês (Plano Best-sellers)?
Sim, a troca do conteúdo recebido está disponível para E-books e Audiobooks do plano Best-sellers, além da troca do conteúdo do mês seguinte.
* Conteúdo Recebido (Mês Vigente): Você pode trocar o e-book ou audiobook que acabou de receber até a data de entrega do conteúdo do próximo mês (ou seja, até 30 dias após o recebimento). Atenção: Uma vez que você inicie a leitura/audição do conteúdo ou já tenha realizado uma troca para ele, a possibilidade de nova troca para aquele mesmo item é perdida.
* Conteúdo do Mês Seguinte: Você pode trocar o conteúdo que irá receber no próximo mês quantas vezes desejar até a data-limite estabelecida para o recebimento.
* Importante: Mini-books seguem um modelo de entrega contínua e não oferecem a possibilidade de troca.
Como trocar o e-book ou audiobook do mês?
1. Na tela inicial do aplicativo, selecione o menu “E-books” ou “Audiobooks”.
2. Observe o Best-seller do mês seguinte em destaque. Caso não seja um título de seu interesse, clique na opção “Troque até [Data de Troca]” e depois em “Quero trocar esse [e-book/audiobook]”.
3. Selecione a categoria desejada e escolha o título que mais lhe interessar. Ele será seu próximo Best-seller!
Lembre-se que o conteúdo da troca não ficará disponível imediatamente; é necessário aguardar o período de troca expirar para a entrega ocorrer. Dentro deste período, você pode efetuar quantas trocas desejar, mas fique atento(a) à data-limite.
Posso trocar o meu livro/audiolivro com um amigo?
Sim, você pode transferir um conteúdo que recebeu (no modelo de posse) para outro usuário do nosso aplicativo! Para isso, siga o passo a passo abaixo:
* Entre em contato com o nosso suporte: Envie um e-mail para [email protected].
* Informe seus dados: No e-mail, inclua os dados do seu usuário (nome, e-mail e telefone).
* Dados do usuário de destino: Informe também os dados do usuário com quem você quer trocar o conteúdo (nome, e-mail e telefone).
Nosso time de atendimento irá cuidar do resto para que a troca aconteça! Importante: Ambos os usuários devem estar cadastrados no aplicativo do Aya Books.
Como ativar a função Leitura em Voz Alta (para e-books e mini-books)?
A função Leitura em Voz Alta está disponível para e-books e mini-books.
* 1. Abra o título desejado.
* 2. Toque no centro da tela para exibir os controles de leitura.
* 3. Na barra de controles que aparecer, selecione o ícone de “Leitura em Voz Alta” (geralmente um alto-falante ou ícone de voz).
* 4. Pronto, sua narração será iniciada! A frase que está sendo lida será destacada no texto.
Como criar uma anotação em um e-book ou mini-book?
Para realizar anotações, basta selecionar uma palavra (ou trecho) e pressionar a tela até que apareça a opção “Criar Anotação”. O trecho selecionado será automaticamente incluído em sua anotação, e você poderá complementá-la.
Como apagar um livro da Estante ou do meu aparelho?
Você não pode “deletar” um livro da sua Estante se ele estiver no modelo de posse, mas pode desfazer o download para liberar espaço no seu aparelho.
* 1. Clique na área “Meus Livros” (sua Estante).
* 2. Encontre o livro que deseja desfazer o download.
* 3. Selecione o ícone de três pontinhos que fica na parte inferior da capa do livro.
* 4. Clique em “Apagar Dados”.
* 5. Pronto! O seu livro continuará visível na Estante, mas todos os dados de download serão apagados e ele não irá mais consumir a memória do aparelho.
Como faço para cancelar o Aya Books?
O cancelamento deve ser feito através da loja de aplicativos onde você realizou a assinatura:
* Android (Google Play):
* 1. Clique no ícone da Google Play Store.
* 2. Acesse “Assinaturas”.
* 3. Escolha o aplicativo Aya Books.
* 4. Clique em “Cancelar Assinatura”.
* iOS (Apple App Store):
* 1. Clique no ícone da App Store.
* 2. Clique no ícone do seu perfil (canto superior direito da tela).
* 3. Clique em “Assinaturas”.
* 4. Escolha o aplicativo Aya Books e realize o cancelamento.