Os desafios da pesquisa em história da comunicação: entre a historicidade e as lacunas da historiografia


Antonio Hohlfeldt, Ana Regina Rêgo, Jorge Pedro Sousa, Jaume Guillamet, Maria Berenice Machado, Alberto Pena Rodríguez - Editora da PUCRS

Ebook 696 páginas



Sinopse

Os desafios da pesquisa em História da Comunicação – compreendendo os meios e as empresas em seus diversos suportes, os personagens, os contextos, assim como os processos e as práticas de um fazer comunicativo e/ou informativo e, obviamente, as transformações que ocorrem na essência de cada prática, a partir de sua relação com a sociedade e das intervenções tecnológicas que se impõem a cada dia – revelam que de forma contumaz os investigadores se debruçam sobre temáticas históricas e sociais que podem ser localizadas no jornalismo e em outras práticas de comunicação. Foca-se em uma história do campo concentrada na história das empresas de comunicação ou de seus personagens mais destacados e/ou polêmicos e, mais raramente, os autores se debruçam sobre a historicidade do campo, procurando descortinar, a partir das figuras que compõem a essência de cada prática, traços de historicidade que permanecem no tempo ou que dele se apartam em determinados contextos. O livro que a parceria entre a Alcar e a AHC apresenta ao público traz, portanto, questionamentos acerca das práticas historiográficas realizadas no campo da comunicação, como também procura revelar modos de fazer uma nova história para a comunicação ou dar visibilidade a pesquisas iniciais nesse sentido.


Baixe o app Aya Books

BAIXE AGORA O AYA BOOKS E COMECE SUA LEITURA!

O consumo é exclusivo via aplicativo

Escaneie o QR Code ao lado com a câmera do seu celular para ser redirecionado para sua loja de aplicativos.

Chatbot
Fechar